Não é nenhuma novidade que o vidro tem sido utilizado amplamente na construção civil e arquitetura dos grandes centros urbanos. O material além de agregar beleza e sofisticação à edificação, ele também se torna uma solução eficiente para reduzir custos de iluminação, climatização, economia de tempo e redução da sujeira na execução da obra. Esses são fatores que tornam o vidro o “queridinho” da arquitetura contemporânea. Uma prova disso, é a nova sede da fintech Nubank, que aposta no material em seu interior e na fachada.
Vidro em local de destaque
A construção, localizada na Avenida Rebouças, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que hoje abriga as operações da Nubank foi desenhada pelo escritório Dal Pian Arquitetos. No projeto foram utilizados vidros laminados com tratamento para conforto térmico em toda a fachada. Nela também estão dispostos painéis de alumínio opacos, criando um visual semelhante a um mosaico colorido.
Por dentro da obra
O vidro também faz parte da parte de dentro do prédio. Dentro dele existe um vão em central, idealizado para circulação da iluminação por todos os andares. Para conseguir o efeito desejado, foi instalada uma grande claraboia de vidro para fechar o átrio e cuidar da iluminação.
Entre os andares o material também se faz presente na forma de guarda-corpos, garantindo a beleza e segurança dos colaboradores dos escritórios e salas.
As salas de reunião seguem o conceito de integração de ambientes e conta com o vidro. Assim, como todo o andar térreo que conta com vários painéis de vidro, integrando o prédio à cidade.