Aprenda o jeito correto de preservar os vidros revestidos

Os vidros revestidos são aqueles em que a chapa float recebe um revestimento metálico (invisíveis a olho nu) aplicado em uma de suas faces. Alguns tipos de vidros revestidos são os de controle solar, baixo-emissivos (low-e), autolimpantes e antirreflexo. Por possuírem alto valor agregado, os vidros revestidos exigem um cuidado a mais em seu trabalho para evitar danos no revestimento da peça e garantir que ela entregue o desempenho esperado. Confira algumas dicas que preparamos para esse trabalho ser executado com sucesso:

- Saiba como ele foi feito, por processo online (pirolítico), fabricados na própria linha de float. Ou por processo offline (magnetrônico), onde a aplicação é feita após a produção de float.

- Ao adquirir um vidro revestido de controle solar consulte sua classe (A, B, C ou D) junto ao fabricante para que a utilização seja de acordo com a norma NBR 16023 - Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.

- Fique atento para a aplicação do coating na face do vidro em seu lado correto, visando sua preservação. Algumas classes de vidro revestido de controle solar permitem a aplicação na forma monolítica, uma vez que a face revestida esteja voltada para o ambiente interno (classe B). Entretanto, a maioria deles (classes C e D) requer essa face totalmente protegida, ou seja, em contato com a camada intermediária (interlayer), nos laminados, ou voltada para dentro da câmara de ar, nos insulados. Já no caso do vidro revestido autolimpante, ele precisa ser aplicado com a face revestida voltada para o ambiente externo.

- Esteja sempre atento com o manuseio das peças. Deve-se evitar o contato com a face revestida, mesmo com luvas limpas e secas. É recomendado o manuseio das peças por meio das bordas, nunca em contato direto com o coating.

- A limpeza da face revestida dos vidros não necessita de produtos químicos ou abrasivos, água e sabão neutro são o suficiente para este processo. O mesmo se aplica para objetos metálicos, como estiletes, chaves de fenda, palha de aço, etc.

- Marcações com canetas ou etiquetas não devem ser feitas do lado com coating.

- O armazenamento de vidros com coating deve ser feito em local seco, ventilado e livre de umidade. Além disso, o revestimento dos vidros de controle solar monolíticos deve ser protegido por uma embalagem protetora dos resíduos da obra, como poeira e detritos, segundo recomendação na norma NBR 16673 Vidros revestidos para controle solar – Requisitos de processamento e manuseio.