Vidraceiro prepare-se para o mercado de 2018

O ano de 2017 está se despedindo. Faltam poucos dias para que um novo ano se inicie e com ele, uma série de novos desafios. Por isso, é importante se preparar com antecedência para o que estar por vir. No setor vidreiro não é diferente. Foi um ano difícil para todos, foi preciso se adequar as nuances do mercado, que tem sido bem mais cauteloso neste período econômico. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você, vidraceiro, se prepare para o mercado de 2018.

Economia de 2018

As expectativas de crescimento econômico para o próximo ano estão positivas. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que há uma perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018. A estimativa é que 2017 feche com crescimento de 1,1% e 2018 com 3%.

Esse é um resultado animador em vista do período difícil que todos os setores enfrentaram ao longo dos últimos anos. Podemos esperar um mercado aquecido, o que deve refletir nas vendas.

Mercado Vidreiro para 2018

O mercado vidreiro também será movimentado em 2018. É esperada a chegada de novas tecnologias e tendências de utilização do vidro na decoração e construção civil. Uma das novas tecnologias que devem desembarcar no próximo ano são as janelas que aquecem água – você pode saber mais sobre elas aqui.

Outras mudanças que vão entrar em vigor em 2018 são as normas técnicas. Nesse ano, várias delas passaram por revisões e se encontram em etapa final de ajustes. Algumas delas já estão previstas como, por exemplo, a que diz respeito aos guarda-corpos de vidro, vidro laminados, entre outras.

Recomendações

As principais recomendações para os vidraceiros é se manterem atualizados quanto a legislação vigente para execução dos serviços. Estar atentos as normas técnicas é essencial para não cometer erros e colocar em risco a segurança de clientes e parceiros.

Outra dica fundamental é buscar aprimoramento profissional. Fazer novos cursos para aprender ou desenvolver novas técnicas sempre é válido. Novas tecnologias e tendências surgem a todo o momento. Quem está “ligado” nisso, larga na frente e se destaca pelo pioneirismo ao oferecer tais novidades aos seus clientes.